Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Espaço e Geografia (ISSN 1516-9375) é um periódico eletrônico semestral, de acesso aberto, com avaliação às cegas pelos pares, publicado desde 2000 pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). Tem o objetivo de oferecer à comunidade interessada temáticas relacionadas ao espaço geográfico em suas múltiplas dimensões, privilegiando uma abordagem interdisciplinar. A Revista retoma e atualiza esforços para construir um fórum de divulgação e debates de trabalhos de professores, pesquisadores e alunos que possuam uma perspectiva geográfica de análise. Espaço e Geografia busca, assim, contribuir e disseminar o debate produzido em diferentes áreas da Ciência Geográfica, considerando a Geografia como uma Ciência que busca interpretar e analisar arranjos espaciais em suas diferentes escalas e localizações, sejam esses arranjos de origem físico-ambiental, socioespacial ou temas fortemente imbricados entre essas duas categorias, como os Estudos da Paisagem, a Geografia Ambiental, a Ecologia Política, o Planejamento e a Gestão do Território e tantos outros.

 

Políticas de Seção

Artigo

Texto inédito oriundo de pesquisa densa e com rigor teórico-metodológico. A submissão é feita diretamente na Plataforma e passa por todo o processo avaliativo.

A seção acima deve respeitar as regras presentes em "Diretrizes para Autores". 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Necessariamente de textos clássicos ou atuais de referência da Geografia. A submissão também é realizada diretamente na Plataforma e sua pertinência é avaliada pelos Editores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Reservado para convidados

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Espaço e Geografia publica artigos científicos originais e os autores se obrigam a declarar que seu manuscrito é inédito e que não está sendo submetido, em parte ou no todo, a outro periódico. O texto dos artigos deve ser resultado de pesquisa densa e com rigor teórico-metodológico. A submissão é feita diretamente na Plataforma e passa por todo o processo avaliativo.

 

--> O processo avaliativo para as Seções Artigo e Resenha se constitui por dois momentos <--

1)    Avaliação pelo Comitê Editorial

Para o texto seguir para a avaliação cega por pares é necessário, antes, atender aos seguintes critérios, que serão analisados pelos editores da Revista:

(i)    não serão aceitos artigos que fujam do escopo da revista. Portanto, os textos devem ser fruto de uma análise que tenha o espaço geográfico como foco.

(ii)   Textos claros e compreensíveis, de acordo com a norma culta da língua na qual o artigo for desenvolvido.

(iii) Os artigos devem estar no formato determinado nas “Diretrizes para Autores”, especialmente no que se refere a: (a) tamanho mínimo e máximo de palavras; (b) resumo, referências bibliográficas e citações de acordo com as respectivas normas ABNT; (c) título no idioma no qual o texto foi produzido, além do título em inglês (caso o artigo seja em inglês ou espanhol, apresentar o título, o resumo e palavras-chave em português) e (d) palavras-chave diferentes daquelas que aparecem no título.

(iv)  A Revista Espaço e Geografia utilizará sistema de detecção de similaridade nesta primeira etapa de avaliação. Caso a detecção do sistema apresente partes do texto ou de texto completo submetido, o artigo não passará à fase seguinte. Sugere-se que o(a)(s) autor(a)(s) esteja(m) atento(s) ao citar corretamente as fontes.

2)    Avaliação pelo Comitê Científico (consultores ad hoc)

Após a avaliação dos editores, o texto será enviado a dois avaliadores que compõem o Comitê Científico da Revista (consultores ad hoc), formado por pesquisadores doutores de diferentes instituições nacionais e internacionais com trabalhos publicados nas mais distintas áreas de conhecimento da Geografia. As avaliações serão realizadas tendo como base a Ficha de Avaliador entregue pelos editores da Revista e, em caso de divergência de opiniões, o artigo poderá ser enviado a um terceiro avaliador ou caberá ao Conselho Editorial a decisão. Todos os artigos são enviados sem identificação dos autores, assegurando o sistema avaliativo duplo-cego.

 

Periodicidade

A Revista Espaço e Geografia tem uma periodicidade de 2 (dois) números por ano (um a cada 6 meses), cada um com, no mínimo, 10 (dez) artigos científicos, publicados em fluxo contínuo dentro do semestre.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A revista não cobra taxas de submissão nem de processamento dos artigos avaliados.