OCUPAÇÃO DO SOLO E TRANSPORTES POR BONDES E TRENS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (RMRJ): DA VIABILIZAÇÃO URBANA A CRISE DO SISTEMA

José Andre Villas Boas Mello, Romulo Dante Orrico Filho, Marcus Rosa Soares

Resumo


O objetivo deste trabalho é o de identifi car o papel dos sistemas de transportes por bondes e trens, enquanto serviço público que viabilizou a ocupação do solo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), bem como melhor compreender o papel, evolução e a importância do sistema de transporte público no desenvolvimento das centralidades na região. Este estudo se estrutura sobre uma abordagem exploratória e descritiva, a partir de uma investigação sobre os eixos que apoiam uma melhor compreensão sobre o assunto, e de um estudo documental sobre a RMRJ. O trabalho evidenciou que os sistemas de bondes e o ferroviário, foram relevantes e viabilizadores para a ocupação urbana, porém não se mantiveram efi cientes quando a demanda se elevou e quando o sistema deu sinais de precarização.     


Palavras-chave


Rio de Janeiro, transporte, qualidade do serviço

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Espaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.lsie.unb.br. ISSN 1516-9375