MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DA GEOGRAFIA DE GOIÁS POR MEIO DE MÚSICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM FORMOSA- GOIÁS

Hugo de Carvalho Sobrinho, Rodrigo Capelle Suess, Marcos Vinicius Santos Dourado

Resumo


O ensino de Geografia na educação básica deve conduzir o aluno a entender as relações socioespaciais no decorrer da história e seus efeitos no mundo contemporâneo. Entretanto, para que o ensino desta disciplina cumpra seu papel, faz-se necessário o desenvolvimento de metodologias que, de forma dinâmica, privilegiem a construção dos conhecimentos geográficos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma ação pedagógica em Geografia realizada no Centro de Ensino Médio em Período Integral (CEPI) - Sérgio Fayad Generoso - em Formosa - Goiás no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa-ação na qual o ensejo foi minimizar as dificuldades dos alunos no que se refere à compreensão de conteúdos relativos à Geografia de Goiás. Assim, foi possível conciliar posicionamentos críticos e reflexivos desses alunos, utilizando a música e o mundo vivido dos envolvidos. As atividades desenvolvidas - entrevistas, grupo no facebook, diálogos, paródias - contribuíram para ampliar os conhecimentos geográficos dos alunos acerca da temática proposta. Por meio dos resultados e da experiência vivida, nota-se que as músicas se tornaram importante na mediação dos conhecimentos geográficos. Foi observado no decorrer da execução o interesse por parte dos alunos na construção do conhecimento acerca da geografia de Goiás, o qual se comprova na análise das paródias, pois estão carregadas de conhecimentos sistematizados que foram trabalhados durante a implementação da ação. Percebe-se que a concretização de um projeto como este pode possibilitar novos significados no processo de ensinar/aprender Geografia.


Palavras-chave


Ensino de geografia, músicas, mundo vivido.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Espaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.lsie.unb.br. ISSN 1516-9375