HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR E INFLUÊNCIAS NO ESPAÇO URBANO: TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR NO MUNICÍPIO DA SERRA A PARTIR DOS ANOS 2000

Lizane Oliveira Jorge, Cynthia Marconsini L. Santos, Livia C. T. Lacerda Dariva

Resumo


O presente estudo identifi ca as tendências do mercado imobiliário e a sua predileção por condomínios fechados, através da produção da habitação multifamiliar implementada no município da Serra, Espírito Santo, a partir dos anos 2000 e ao longo dos anos 2010, momento crucial à materialização do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. A pesquisa apresenta uma síntese do desenvolvimento urbano da Serra a partir do século XX, com ênfase na constituição de um tecido residencial multifamiliar. O método compreende a identifi cação e o levantamento de informações qualitativas e quantitativas referentes aos condomínios fechados, a elaboração de um banco de dados georreferenciados, e a criação de mapas temáticos, possibilitando o cruzamento de informações tipológicas e territoriais, bem como a classifi cação dos empreendimentos conforme características comuns, permitindo a identifi cação de aspectos relevantes e tendências. A investigação desse modelo tipológico é uma tentativa de decodifi car as consequências desse fenômeno de massa no meio urbano.


Palavras-chave


condomínios fechado; qualidade do espaço urbano; Minha Casa Minha Vida; habitação coletiva

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Espaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at www.lsie.unb.br. ISSN 1516-9375