OS DESAFIOS COM A CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA / CHALLENGES WITH CARTOGRAPHY IN THE GEOGRAPHY TEACHING-LEARNING PROCESS

Bruno Magnum Pereira, Priscylla Karoline de Menezes

Resumo


O presente artigo insere-se no conjunto de reflexões sobre os desafios na formação e a atuação de professores de Geografia, no que se refere à aplicação de conteúdos específicos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa que foi desenvolvida a partir de um projeto de extensão, que teve como objetivo principal auxiliar professores de Geografia e áreas afins e acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia com metodologias de ensino e atuação na Cartografia Escolar. Na metodologia do trabalho de investigação foram empregados procedimentos dos estudos de casos, conforme as abordagens qualitativas da pesquisa educacional, com uma perspectiva histórico-cultural da educação escolar. No decorrer do projeto foram realizados, no Campus Minaçu da Universidade Estadual de Goiás, encontros de grupo de estudo e pesquisa e palestras, com a participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia, professores da segunda fase do Ensino Fundamental de escolas da rede pública e professores da universidade. Os resultados da pesquisa indicam que os problemas referentes à Cartografia, enfrentados pelos professores na sala de aula, são decorrentes de falhas ocorridas no decorrer da sua formação como professor, causando uma insuficiência na comunicação entre conhecimentos técnicos e pedagógicos, que resultam em uma desarticulação entre os conteúdos geográficos e a Cartografia escolar.

Texto completo:

PDF


Revista da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto - SBC | Copyright © 2010 | Todos os direitos reservados