Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Geomorfologia?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Os manuscritos enviados à Revista Brasileira de Geomorfologia deverão estar formatados segundo o documento modelo (template) disponível em: https://github.com/revbrgeomorfologia/template/raw/main/rbg-template.docx. As submissões devem ser feitas em formato .docx (Microsoft Word). Manuscritos que não estiverem formatados de acordo com este modelo serão rejeitados na triagem editorial. As figuras e tabelas deverão estar inseridas ao longo do texto e não ao final do documento na forma de anexos.

É obrigatório o envio de uma carta de apresentação (cover letter), inserido como arquivo complementar em formato .pdf (modelo da carta de apresentação para download).

A Revista Brasileira de Geomorfologia aceita manuscritos dentro das seguintes opções: Artigos de Pesquisa, Artigos de Revisão, Notas Técnicas e Errata.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e que não esteja em processo de avaliação por outra revista.
  2. A língua oficial da revista é o português, aceitando-se artigos em espanhol e inglês.
  3. Os autores deverão encaminhar o artigo sem qualquer possibilidade de identificação pelos revisores para que seja garantida a avaliação às cegas.
  4. O resumo e o abstract não deverão ultrapassar o máximo de 200 palavras. O resumo deverá ser escrito em português e em inglês. O texto do artigo não deverá exceder 8000 palavras.
  5. O autor correspondente tem que cadastrar todos os autores do artigo (no sistema da revista) com seus respectivos vínculos institucionais e o número ORCID no processo de submissão do artigo.

  6. É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo do manuscrito submetido.
  7. Os autores precisam declarar não haver qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.
  8. Os autores precisam declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo.
  9. No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.
  10. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no documento modelo de template da revista. As referências bibliográficas precisam ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética do último sobrenome do autor, seguindo os exemplos do padrão abaixo:

    Para artigo científico:

    ARATTANO, M.; FRANZI, L. On the evaluation of debris flows dynamics by means of mathematical models. Natural Hazards and Earth System Science, v. 3, n. 6, p. 539–544, 2003. DOI: 10.5194/nhess-3-539-2003

     

    Para livro:

    HUGGET, R. J. Fundamentals of Geomorphology. 2ª Ed. Londres: Taylor and Francis, 2007. 458p.

     

    Para capítulo de livro:

    CASTRO, S. S. Micromorfologia de Solos Aplicada ao Diagnóstico de Erosão. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. (Ed.). Erosão e Conservação dos solos: Conceitos, temas e aplicações. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 127-163.

     

    Para trabalhos em anais de eventos:

    NOVO, E. M. L. M.; BARBOSA, C. C. F.; FREITAS, R. M.; MELACK, J.; SHIMABUKURO, Y. E.; PEREIRA FILHO, W. Distribuição sazonal de fitoplâncton no Lago Grande de Curuai em resposta ao pulso de inundação do Rio Amazonas a partir da análise de imagens MODIS. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 12., 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos: INPE. 2005. p. 3175-3182. ISBN 85-17-00018-8.

     

    Para dissertações e/ou teses:

    MONTANHER, O. C. Padrões espaço-temporais do transporte de sedimentos suspensos dos rios amazônicos de águas brancas: relações com o clima e mudanças na cobertura do solo. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2016. 253p.

     

    Para relatório técnico, manual:

    IPT. Ocupação de encostas. São Paulo: IPT, 1991. 216p. Publicação IPT n. 1831.

     

    Para documento cartográfico:

    IBGE. Estado de Roraima - Geologia. Rio de Janeiro: IBGE, 2005. Escala 1:250.000.

     

    Para programas de computador (software):

    QGIS Development Team. QGIS Geographic Information System (versão 3.10). 2021. Disponível em: <http://qgis.osgeo.org>.

    Esri Inc. ArcMap (versão 10.5.1). Redlands, Estados Unidos, 2016.

    R Core Team. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Áustria, 2020. Disponível em: <http://www.R-project.org/>.

 

Declaração de Direito Autoral

Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.