Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Geomorfologia?

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Instruções para Autores

O artigo deverá ter o seu texto em espaço simples usando a fonte Times New Roman de 12-pontos. As figuras e tabelas deverão ser indicadas ao longo do texto e inseridas no final do texto. A identificação do(s) autor(es) deverá ser feita num arquivo a parte em word, inserido como arquivo complementar, com o título do trabalho em português e em inglês, seguido do nome(s) e endereço completo do(s) autor(es). As figuras e tabelas também deverão ser inseridas como arquivos complementares com o nome referido no texto (Ex. figura1.jpg) na extensão ".tif" ou ".jpg" com largura máxima de 175mm e altura máxima de 230mm, com resolução de 300dpi. Para citações no texto do artigo, utilizar as normas da ABNT, sendo sobrenome e ano. Em caso de três autores ou mais, utilizar "et al".
Observa-se que, para cada citação deverá haver sua referência bibliográfica ao final do artigo seguindo rigorosamente as normas da ABNT, com o nome de todos os autores, sem "et al".

Condições para Submissão

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice. Estes arquivos deverão ter no máximo 10MB. Caso não consiga anexar o arquivo do artigo no documento principal, por favor, encaminhar email para a revista pedindo auxílio.
  3. Língua: A língua oficial da revista é o português, aceitando-se artigos em espanhol e inglês.
  4. O texto está em espaço simples; usa a fonte Times New Roman de 12-pontos; as figuras e tabelas deverão estar inseridas no final do texto e indicadas onde devem ser inseridas ao longo do texto.
  5. Os autores deverão encaminhar o artigo sem qualquer possível identificação para que seja possível garantirmos a avaliação às cegas pelos revisores.

6. Deverão ser entregues, pelo ao menos, dois arquivos do Word. O primeiro, de nome "trabalho_texto" que deverá ser anexado como o arquivo do artigo, deverá conter apenas título em português, título em inglês, resumo, três palavras chaves, abstract, três keywords. O segundo de nome "trabalho_capa", que deverá ser anexado em arquivos complementares, constando apenas o título em português, seguido do título em inglês; logo abaixo o nome completo de cada autor com afiliações e seus endereços completos e os emails.
  7. O resumo e o abstract não deverão ultrapassar o máximo de 500 palavras. O resumo deverá ser escrito em português e em inglês. O texto do artigo não deverá exceder 8000 palavras, com uma média de 10 páginas no formato A4 e margens 2,5cm.
  8. O autor correspondente é obrigado à cadastrar todos os autores do artigo (no sistema da revista) com seus respectivos vínculos institucionais no processo de submissão do artigo.
  9. É de inteira responsibilidade do(s) autor(es) o conteúdo do artigo submetido.
  10. Os autores declaram não haver qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.
  11. Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo.
  12. No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.
  13. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para os Autores, na seção Sobre a Revista. As referências bibliográficas devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética do último sobrenome do autor, seguindo o padrão abaixo:

Para artigo científico:

ARATTANO, M.; FRANZI, L. On the evaluation of debris flows dynamics by means of mathematical models. Natural Hazards and Earth System Science, v. 3, n. 6, p. 539–544, 2003. DOI: 10.5194/nhess-3-539-2003

Para livro:

HUGGET, R. J. Fundamentals of Geomorphology. Second ed. London: Taylor and Francis, 2007. 458p.

Para capítulo de livro:

CASTRO, S. S. (1999). Micromorfologia de Solos Aplicada ao Diagnóstico de Erosão. In GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. (org.) Erosão e Conservação dos solos: Conceitos, temas e aplicações. Editora Bertrand Brasil, Rio de Janeiro: p. 127-163.

Para trabalhos em anais de eventos:

NOVO, E. M. L. M.; BARBOSA, C. C. F.; FREITAS, R. M.; MELACK, J.; SHIMABUKURO, Y. E.; PEREIRA FILHO, W. Distribuição sazonal de fitoplâncton no Lago Grande de Curuai em resposta ao pulso de inundação do Rio Amazonas a partir da análise de imagens MODIS. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 12., 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos: INPE. 2005. p. 3175-3182. ISBN 85-17-00018-8.

Para dissertações e/ou teses:

DOS SANTOS, V.C. Ambientes de confl uência no contexto da rede de drenagem: Exemplo da bacia hidrográfica do rio Ivaí – Estado do Paraná. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. 2015. 458p.

Para relatório técnico, manual:

IPT (1991) Ocupação de encostas. Publicação IPT n0 1831, 216p.

As URLs deverão ser citadas no final das referências com o link completo e data de acesso.

Declaração de Direito Autoral

Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.