Transformações Geomorfológicas e Fluviais Decorrentes da Canalização do Rio Itajaí-Açu na Divisa dos Municípios de Blumenau e Gaspar (SC)

Autores

  • Gilberto Friedenreich dos Santos
  • Adilson Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v3i1.10

Resumo

Nos anos de 1983 e 1984, o vale do rio Itajaí foi atingido por períodos de grandes enchentes devido à intensa pluviosidade. Visando amenizar os efeitos das águas do rio Itajaí-Açu em Blumenau, realizou-se em 1986 a retificação e alargamento do canal do rio, na divisa dos municípios de Blumenau/Gaspar. Essas intervenções provocaram alterações na dinâmica geomorfológica, principalmente na morfologia da várzea e na hidrodinâmica. A análise das transformações geomorfológicas baseou-se na interpretação de fotografias aéreas de 1981 e 1993 (escala 1/8.000) e em observações e levantamentos realizados no campo. A avaliação da hidrodinâmica fluvial foi realizada pela correlação dos níveis máximos mensais das estações fluviométricas de Blumenau e Indaial, considerando os níveis registrados antes e após o alargamento do rio Itajaí-Açu. Outro processo de avaliação baseou-se no cálculo da linha de água gerada pelo alargamento da seção fluvial, obtida pela expressão de remanso. As transformações geomorfológicas geradas no canal fluvial após a dragagem são as seguintes: formação de bancos arenosos (banco lateral, cordão marginal convexo e banco de confluência), e desencadeamento dos processos de escorregamento na margem esquerda. Em relação à dinâmica fluvial, o alargamento do canal é responsável pelas seguintes transformações: aumento da velocidade de escoamento a montante da obra, que reduziu os níveis máximos mas aumentou a ação erosiva nas margens; a jusante, por sua vez, aumento dos níveis máximos assim como aumento da capacidade erosiva pelo escorregamento das margens devido às acentuadas variações do nível de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-11-2002

Como Citar

Santos, G. F. dos, & Pinheiro, A. (2002). Transformações Geomorfológicas e Fluviais Decorrentes da Canalização do Rio Itajaí-Açu na Divisa dos Municípios de Blumenau e Gaspar (SC). Revista Brasileira De Geomorfologia, 3(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v3i1.10

Edição

Seção

Artigos