RESISTÊNCIA DO SOLO EM CULTIVO DE TABACO COM DIFERENTES FORMAS DE MANEJO NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ

Autores

  • Valdemir Antoneli Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Guarapuava-PR
  • Fabio Caian de Jesus Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Campus de Irati-PR.
  • João Anésio Bednarz Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Campus de Irati-PR.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.1146

Palavras-chave:

plantio direto, plantio convencional, etapas do cultivo, compactação do solo.

Resumo

O cultivo do tabaco é uma alternativa rentável para as pequenas propriedades da região Sudeste do Estado do Paraná, principalmente por ser cultivado em áreas impróprias para a agricultura (solos rasos e declividade acentuada). Nas áreas com restrições ao uso, o tabaco é cultivado sob plantio convencional e nas áreas mais planas utiliza-se o plantio direto. A variação na forma de plantio pode influenciar na resistência do solo. O objetivo deste trabalho foi identificar a influência do manejo do solo na resistência do solo em áreas de cultivo de tabaco com plantio convencional e plantio direto. Foram identificados 10 pontos para o monitoramento da resistência do solo em cada forma de plantio com coletas quinzenais entre setembro (início do plantio) a fevereiro (término da colheita). Foi utilizado o método de perfis transversais entre as linhas de plantio. As mensurações foram realizadas com um penetrômetro de bolso. Ao término da pesquisa foi observado que as atividades diárias realizadas no cultivo do tabaco influenciam na resistência do solo, mesmo com formas diferentes de cultivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Antoneli, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Guarapuava-PR

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2002) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutorado em Geografia pela UFPR (2011). Atualmente é professor de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati- PR Membro do Comitê de Iniciação científica da UNICENTRO. Membro do Corpo Docente do Curso de Pós Graduação em Geografia da UNICENTRO e Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental . Faz parte do corpo Editorial da Revista Ambiência do Setor de Ciências Agrarias e ambientais da UNICENTRO. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: infiltração, compactação e perda de solos, processos erosivos em áreas rurais, produção de sedimentos em microbacia hidrográficas rurais, processos hidrogeomorfologicos no sistema de Faxinal.

Fabio Caian de Jesus, Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Campus de Irati-PR.

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

UNICENTRO.

João Anésio Bednarz, Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Campus de Irati-PR.

Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Campus de Irati-PR. Tem experiencia em Geografia Fisica com enfase em geomorfologia experimental.

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

Antoneli, V., Caian de Jesus, F., & Bednarz, J. A. (2017). RESISTÊNCIA DO SOLO EM CULTIVO DE TABACO COM DIFERENTES FORMAS DE MANEJO NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ. Revista Brasileira De Geomorfologia, 18(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.1146

Edição

Seção

Artigos