ANÁLISE DIGITAL DE TERRENO UTILIZANDO A LINGUAGEM COMPUTACIONAL R: EXEMPLO DE APLICAÇÃO

Autores

  • Renê Jota Arruda de Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sergio Floquet Sales Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.1158

Palavras-chave:

Linguagem R, Análise Digital de Terreno, Geomorfometria

Resumo

Linguagens de programação vem se tornando populares em diversas áreas do meio acadêmico-científico. No âmbito das Geociências, emergem como potenciais ferramentas para a compreensão dos processos naturais da superfície terrestre. Neste trabalho realizou-se uma breve apresentação da linguagem computacional R e uma rápida abordagem a respeito da parametrização de elementos da superfície de uma determinada região a partir de dados discretos espaçados regularmente.  Em seguida, apresenta-se um exemplo de sua aplicação para derivação de parâmetros geométricos e análise digital de terreno (ADT) em um modelo digital de elevação com 30 m de resolução espacial. Utilizou-se o software RStudio versão gratuita que oferece um ambiente de desenvolvimento gráfico intuitivo com diversas facilidades para implementação de rotinas. Com uma comunidade colaborativa ativa e aberta, a linguagem R aplicada em ADT permite que usuários iniciantes compreendam os aspectos básicos e visualize todo o processo de implementação do código e análise dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renê Jota Arruda de Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Geografia, Mestre e Doutor em Geociências pela UFPE. Professor Adjunto de Geociências na UNIVASF, campus São Raimundo Nonato. Atua nas áreas de geomorfologia continental e costeira, com ênfase em geologia marinha, sedimentologia e morfodinâmica de praias.

Sergio Floquet Sales, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2008), Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Doutorado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2015). Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Física Matemática, Teoria Quântica de Campos e Informação Quântica. É professor adjunto no Colegiado de Engenharia Civil, no campus Juazeiro-BA.

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

Macêdo, R. J. A. de, & Sales, S. F. (2017). ANÁLISE DIGITAL DE TERRENO UTILIZANDO A LINGUAGEM COMPUTACIONAL R: EXEMPLO DE APLICAÇÃO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 18(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v18i2.1158

Edição

Seção

Nota Técnica