TERRENOS E PROCESSOS TECNOGÊNICOS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CABUÇU-TANQUE GRANDE, GUARULHOS (SP): ANÁLISE, MAPEAMENTO E QUANTIFICAÇÃO

Autores

  • Eliana Queiroz de Godoi Santos Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.
  • Anderson Targino Ferreira Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.
  • Alex Ubiratan Goossens Peloggia Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.
  • Antonio Roberto Saad Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.
  • Antonio Manoel dos Santos Oliveira Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.
  • Marcelo Soares Teles Santos Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Centro de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação - CFCTI Campus Universitário, CEP 45613-204, Itabuna/BA.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v18i4.1279

Palavras-chave:

Terrenos tecnogênicos, EUPS, APA-CTG

Resumo

O presente estudo permitiu mapear e analisar os terrenos e os processos geológicos e geomorfológicos tecnogênicos (antropogênicos) que têm recentemente transformado de forma significativa a Área de Proteção Ambiental Cabuçu - Tanque Grande (APA-CTG), localizada no município de Guarulhos (SP). A metodologia empregada consistiu na análise e cartografia da diversidade de terrenos tecnogênicos e do relevo associado, bem como da aplicação da Equação Universal da Perda de Solos (EUPS) de forma adequada à particularidade da nova configuração da paisagem gerada pela ação humana. Foram caracterizados terrenos tecnogênicos mistos, modificados, de degradação e agradativos, que juntos ocupam 697 ha e apresentaram um potencial de perda de solo com cerca de 8.610,3 ton ha-1ano-1, principalmente nas áreas de escavações para terraplanagem das obras do Rodoanel Metropolitano Trecho Norte e nas cavas de mineração. Sobrevoos de helicóptero e trabalhos de campo evidenciaram feições tecnogênicas de degradação (escavação e terraplanagem), bem como a formação de relevos tecnogênicos (terraços e planícies aluvionares tecnogênicos) decorrentes da deposição de materiais de fácies gárbica, espólica e úrbica em fundos de vales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Queiroz de Godoi Santos, Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.

Graduada em Geografia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA); Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica / SP (PUC-SP); Especialista em Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental pelo Centro Educacional Claretiano; Especialista em Estudos dos Solos pela Uniara; Pedagoga pela FALC (Faculdade da Aldeia de Carapicuiba); Mestranda do Programa de Pós-graduação Scrictu Sensu da Universidade de Guarulhos (Análise Geoambiental). Realizou vários cursos de atualização e de curta duração na área da educação. Atua como coordenadora de ensino fundamental da Prefeitura do Município de São Paulo.

Anderson Targino Ferreira, Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.

Técnico em Geologia e Mineração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2006), Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestre e Doutor em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009; 2013). Tem experiência e foco na área de Geociências, atuando principalmente com geotecnologias aplicadas à análise, planejamento e monitoramento ambiental. Atualmente é Professor na Universidade Guarulhos (UNG), no Programa de Mestrado em Análise Geoambiental (MAG) e membro do Conselho Municipal de Políticas Urbanas de Guarulhos (CMPU).

Alex Ubiratan Goossens Peloggia, Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.

Geólogo pela Universidade de S. Paulo (1987), mestre em Ciências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de S. Paulo (1990), doutor em Ciências (Geoquímica e Geotectônica) também pela USP (1997) e pós-graduado (especialista) em Arqueologia, História e Sociedade pela Universidade de Santo Amaro (2015). É também pós-graduado em Política e Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política de S. Paulo e em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo. Possui habilitação em Matemática (Formação Pedagógica equivalente à Licenciatura) e aperfeiçoamento em Psicopedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006/2008). Psicanalista formado pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP-SP, 2012). Tem experiência na área de Ciências da Terra (básicas e aplicadas), com ênfase em Geologia de Engenharia e Ambiental e Geologia Arqueológica, na área ensino de Relações Internacionais (com ênfase em História das Relações Internacionais, Geopolítica e Política Ambiental), bem como na área de Educação e na Administração Pública (áreas de habitação e desenvolvimento urbano e análise e gerenciamento de riscos geológicos). É associado da Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo) e da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA). É também membro do Taphos - Grupo de Estudos de Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo (MAE-USP).

Antonio Roberto Saad, Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Atualmente, é professor titular da Universidade Guarulhos, onde foi coordenador do Programa de Mestrado em Análise Geoambiental. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise de Bacia e Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Sedimentar do Paraná, Bacias Sedimentares de São Paulo e Taubaté, e Qualidade de Águas em Bacias Hidrográficas dos Municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá, Estado de São Paulo.

Antonio Manoel dos Santos Oliveira, Universidade Guarulhos - UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental – MAG.

Graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Geociências (Geologia Geral e de Aplicação) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1994). Pesquisador do IPT (1968-1996). Professor titular, desde 1999, da Universidade Guarulhos. Mestrado em Análise Geoambiental: Transformações Ambientais Antrópicas e Geologia de Engenharia e Meio Ambiente). Áreas de Atuação: Geologia de Engenharia e Geologia Ambiental. Pesquisas: Tecnógeno e Antropoceno. Temas: processos geológicos de superfície e uso do solo: erosão, assoreamento, movimentos de massa, hidrologia. Cartas Geotécnicas e de Risco.

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Centro de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação - CFCTI Campus Universitário, CEP 45613-204, Itabuna/BA.

Marcelo Soares Teles Santos concluiu a Graduação em Engenharia de Agrimensura em 2003, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Mestrado em Geofísica em 2005, pela Universidade de São Paulo (USP), e o Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo em 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No período entre agosto/2010 a julho/2014 executou atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). No Ensino (graduação e pós-graduação), ministrou componentes curriculares de Topografia, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas e Geoprocessamento para cursos das Ciências Exatas e Tecnológicas. Na Pesquisa, participou como coordenador ou colaborador em projetos de pesquisa voltados às aplicações interdisciplinares do Geoprocessamento à gestão territorial sustentável de zonas costeiras, urbanas e rurais. Na Extensão, desenvolveu projetos de mapeamento e capacitação ambiental em assentamentos rurais da reforma agrária, além de uso de geotecnologias web como recurso didático ao ensino médio. Na Gestão, foi coordenador e vice-coordenador da Área de Conhecimento Tecnologia Ambiental (ATAM) do CETEC/UFRB, Coordenador e Vice-Coordenador do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) do CETEC/UFRB, Coordenador da Área Geografia no Programa Universidade Para Todos (UPT) pela UFRB/Governo do Estado, e Assessor Especial do Reitor da UFRB em atividades relacionadas ao Ordenamento Territorial, especialmente na Regularização Fundiária dos novos Campi (REUNI). Na produção científica, foram desenvolvidas publicações como livro, artigos em periódicos indexados e em eventos nacionais e internacionais. Como orientador acadêmico, ocorreram orientações de Graduação, Especialização e Mestrado. Desde Julho de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (Câmpus Jorge Amado em Itabuna/BA) onde participa do processo de implantação dessa nova Universidade, que estabelece como princípios a eficiência acadêmica, a integração social, o compromisso com a educação básica e o desenvolvimento regional. Atualmente é o Relator para concepção, desenvolvimento e implantação do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSB.

Downloads

Publicado

01-10-2017

Como Citar

Santos, E. Q. de G., Ferreira, A. T., Peloggia, A. U. G., Saad, A. R., Oliveira, A. M. dos S., & Santos, M. S. T. (2017). TERRENOS E PROCESSOS TECNOGÊNICOS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CABUÇU-TANQUE GRANDE, GUARULHOS (SP): ANÁLISE, MAPEAMENTO E QUANTIFICAÇÃO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 18(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v18i4.1279

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>