INFLUÊNCIA DO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS PERDAS DE SOLO POR EROSÃO HÍDRICA EM CAMBISSOLOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Edvania Ap Correa Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas, DeGeo/UFPel, Pelotas - RS - Brasil.
  • Isabel Cristina Moraes Professora substituta do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, GEA/UnB, Brasília, DF - Brasil.
  • Cenira Maria Lupinacci da Cunha Professora Assistente do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento da Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP, Rio Claro, SP - Brasil.
  • Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto Professor Titular do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento da Universidade Estadual Paulista, IGCE/UNESP, Rio Claro, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v19i2.1303

Palavras-chave:

solos arenosos, quantificação de perda de solo, NDVI

Resumo

Considerando o destaque do estado de São Paulo na produção sucroalcooleira do país, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar a interferência do cultivo de cana-de-açúcar nas perdas de solo por erosão hídrica em Cambissolos de textura franco arenosa do leste paulista. Para quantificar as perdas foram utilizadas 4 parcelas de monitoramento, localizadas na bacia hidrográfica do ribeirão Monjolo Grande, pertencente à bacia do rio Corumbataí. Para avaliar o vigor vegetativo, foram obtidos valores de NDVI em diferentes estágios de crescimento da cana e em parcelas desprovidas de cobertura vegetal. Ao longo do ano experimental set/2013 a set/2014, a erosividade registrada de 4546,8 MJ/ha/ano foi responsável por perdas totais de 74,03 e 206,53 t ha-1 ano-1 nas duas parcelas de solo exposto e de 49,04 e 84,85 t ha-1 ano-1 nas duas parcelas de cana. A coincidência entre os períodos chuvosos e a ausência de cobertura dos solos na entressafra e estágios iniciais de plantio agrava os processos erosivos. Os maiores teores de areia fina e declives superiores a 12% indicaram maior suscetibilidade erosiva. As condições de limitação hídrica e/ou deficiência nutricional comprometeram o desenvolvimento vegetativo, reduzindo a proteção dos solos. Os resultados reforçam a necessidade de adequação das práticas de uso da terra na área de estudo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-04-2018

Como Citar

Correa, E. A., Moraes, I. C., Cunha, C. M. L. da, & Pinto, S. dos A. F. (2018). INFLUÊNCIA DO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR NAS PERDAS DE SOLO POR EROSÃO HÍDRICA EM CAMBISSOLOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 19(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v19i2.1303

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)