CLASSES HIDROGEOMORFOLÓGICAS DE ÁREAS ÚMIDAS EM MINAS GERAIS

Autores

  • Cecília Siman Gomes Universidade Federal de minas Gerais
  • Antônio Pereira Magalhães Junior

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v21i2.1794

Palavras-chave:

hidrogeomorfologia, sistemas hídricos, Convenção de Ramsar

Resumo

As Áreas Úmidas desempenham inúmeras funções hidrogeomorfológicas essenciais para a proteção dos sistemas hídricos, atuando na proteção da qualidade das águas, no regime de inundações, na recarga e descarga de aquíferos e na perenização de corpos d’água. Uma das principais formas de caracterização das AUs quanto às suas funções ocorre por meio de classificações hidrogeomorfológicas. Para tanto, este trabalho visa apresentar uma proposta de classificação hidrogeomorfológica das AUs de Minas Gerais (Classes HGM), a partir das características que as compõem e das funções que desempenham na paisagem. O desenvolvimento das classes HGM foi embasado na consulta e análise de diversos tipos de sistemas de classificação com viés hidrogeomorfológico e de um levantamento dos aspectos físicos dos ambientes onde há formação e ocorrência de AUs em Minas Gerais. Foram propostas cinco Classes HGM: AUs de Planícies Inundáveis; AUs Planas e Elevadas; AUs Deprimidas; AUs de Cabeceiras de Drenagem; e AUs de Fundos de Vale. As especificidades de cada classe fornecem características geomorfológicas e de manutenção e dinâmica hidrológicas dominantes das AUs, acompanhadas dos principais tipos de sistemas úmidos, solos e vegetação associados, de forma a fornecer uma visão mais integradora dos aspectos físicos de cada classe HGM. Com base nessas informações, cada classe apresentou, ainda, apontamentos sobre sua distribuição no estado. Os resultados podem contribuir para futuras pesquisas sobre o tema e para o desenvolvimento de políticas e instrumentos de proteção ambiental das AUs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Siman Gomes, Universidade Federal de minas Gerais

Doutoranda em Geografia, com ênfase em Análise Ambiental - Geografia Física, pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Pereira Magalhães Junior

Professor Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais atuando, principalmente, nas áreas de geomorfologia fluvial e gestão de recursos/sistemas hídricos continentais. 

Downloads

Publicado

01-04-2020

Como Citar

Gomes, C. S., & Magalhães Junior, A. P. (2020). CLASSES HIDROGEOMORFOLÓGICAS DE ÁREAS ÚMIDAS EM MINAS GERAIS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 21(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v21i2.1794

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>