A Cartografia Geomorfológica enquanto instrumento para o planejamento em áreas litorâneas: considerações a partir da região Costa das Baleias - Bahia - Brasil

Autores

  • Sirius Oliveira Souza Prof. Adjunto do Colegiado de Geografia - UNIVASF
  • Cenira Maria Lupinacci Professora Doutora do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP - Rio Claro.
  • Regina Célia de Oliveira Professora Doutora do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1805

Palavras-chave:

Mapeamento Geomorfológico, Compartimentação, Estereoscopia Digital

Resumo

Este trabalho teve como objetivo discutir a dinâmica geomorfológica litorânea e suas implicações para o gerenciamento adequado desses ambientes. Assim, a partir do mapeamento geomorfológico, apontam-se os processos morfodinâmicos que caracterizam os compartimentos do relevo e reitera-se aspectos importantes para o planejamento adequado destes terrenos. A área em estudo abrange a Região Costa das Baleias, constituindo-se em um exemplo típico de costa marcada pela presença de Tabuleiros Costeiros. Assim, a ausência de estudos desse tipo de costa, a qual ocorre com frequência no litoral nordestino, justifica a sua escolha e torna o trabalho uma contribuição efetiva para o estudo desses ambientes. O mapeamento geomorfológico teve como base fotografias aéreas na escala aproximada de 1:25.000, o qual foi complementado com informações de campo. Os resultados comprovam a predominância dos Tabuleiros Costeiros sustentados pelo Grupo Barreiras que concentram formas erosivas nas vertentes expostas a leste/sudeste. Salienta-se também a existência dos Terraços e Planícies Quaternárias, que apontam para morfologias ainda em fase de sedimentação, fato que determina limitações para o uso devido à instabilidade do terreno e a ocorrência de inundações periódicas. Desse modo, o trabalho apresentado pretende contribuir e subsidiar propostas de planejamento para o uso e a ocupação de Tabuleiros Costeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirius Oliveira Souza, Prof. Adjunto do Colegiado de Geografia - UNIVASF

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras - Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro (2018). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pesquisador líder do Núcleo de estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST - UNIVASF) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Análise Ambiental e Climatologia.

Cenira Maria Lupinacci, Professora Doutora do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP - Rio Claro.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Geografia (1997), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e livre docência em Geomorfologia. Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia geomorfológica, erosão e planejamento ambiental.

Regina Célia de Oliveira, Professora Doutora do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, UNICAMP


Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Zoneamento Ambiental e Gestão de Zonas Costeiras.

Downloads

Publicado

27-06-2021

Como Citar

Souza, S. O., Lupinacci, C. M., & de Oliveira, R. C. (2021). A Cartografia Geomorfológica enquanto instrumento para o planejamento em áreas litorâneas: considerações a partir da região Costa das Baleias - Bahia - Brasil. Revista Brasileira De Geomorfologia, 22(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v22i3.1805

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)