PRODUÇÃO DE SEDIMENTO EM CAMINHOS DE ANIMAIS EM SISTEMA DE FAXINAL NA REGIÃO CENTRO-SUL DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Valdemir Antoneli Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Guarapuava-PR
  • Edivaldo Lopes Thomaz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • João Anésio Bednarz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i3.241

Palavras-chave:

Bio-erosão, conectividade, caminhos preferenciais, Faxinal, sazonalidade

Resumo

Este artigo teve como objetivo avaliar a produção de sedimentos oriunda dos caminhos preferências dos animais no Faxinal Marmeleiro de Cima, Município de Rebouças, Paraná. Por não haver restrições de áreas na floresta Ombrófila Mista associada ao sistema de Faxinal, há um contato direto dos animais com os corpos hídricos, eliminando a vegetação ripária e promovendo caminhos preferências nas margens dos rios além de carreadores nas pastagens e florestas deste sistema. Estes caminhos preferenciais devido ao constante pisoteio atuam como canais efêmeros em períodos de chuva, servindo como conectores entre as respostas hidrogeomorfológicas do sistema (vertentes) com os canais fluviais. Foram identificados 16 perfis, sendo 8 (oito) perfis em caminhos preferenciais que dão acesso aos corpos hídricos. Os demais foram identificados em ravinas existentes nas áreas de pastagens. Utilizou-se da técnica de batimetria (perfis transversais) para avaliar o rebaixamento/acúmulo de sedimentos nestes caminhos. Ao término, do monitoramento, foi constatado que os perfis que dão acesso aos rios apresentaram maior erosão (6,7 kg/m2), enquanto que os caminhos preferências das pastagens indicaram uma erosão em torno de 4,9 kg/m2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdemir Antoneli, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Guarapuava-PR

É professor de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati- PR. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, comparação e perda de solos, processos erosivos em áreas rurais, produção de sedimentos em microbacia hidrográficas rurais, processos hidrogeomorfologicos no sistema de Faxinal.

Edivaldo Lopes Thomaz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Departamento de Geografia

João Anésio Bednarz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

06-08-2013

Como Citar

Antoneli, V., Thomaz, E. L., & Bednarz, J. A. (2013). PRODUÇÃO DE SEDIMENTO EM CAMINHOS DE ANIMAIS EM SISTEMA DE FAXINAL NA REGIÃO CENTRO-SUL DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i3.241

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)