CÁLCULO DA ÁREA DO ESPELHO D’ÁGUA, NO CURSO INFERIOR DO RIO TIBAGI, ATRAVÉS DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE BANDAS: SUBSÍDIO AO ENTENDIMENTO DAS CAUSAS RESPONSÁVEIS PELA OCORRÊNCIA DE INUNDAÇÃO, NA CIDADE DE JATAIZINHO – PR.

Autores

  • Rodrigo Vitor Barbosa Sousa Universidade Estadual de Londrina
  • Mirian Vizintim Fernandes Barros Universidade Estadual de Londrina
  • Osvaldo Coelho Pereira Neto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i4.320

Palavras-chave:

hidrologia, rio Tibagi, sensoriamento remoto, geoprocessamento.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi calcular a área do espelho d’água, no curso inferior do rio Tibagi – PR, em períodos distintos: anos atípicos positivos, cujos débitos se encontravam acima da média, e anos próximos à normalidade. A área do espelho d’água, calculada através de operações aritméticas de bandas, especificamente através da técnica denominada subtração do pixel escuro, indicou uma área de 123,1 Km2 em 20/02/2005 e 102 Km2 em 09/10/2007. A diferença de área, igual a 21,1 Km2, foi considerada pequena devido à vazão do rio Paranapanema, em seu médio curso, divisa entre os Estados de Paraná e São Paulo, ser regularizada pela hidrelétrica de Capivara. Ressalta-se que, a construção da hidrelétrica de Capivara alterou a vazão, na foz do rio Tibagi, transformando-a em área de remanso. A análise das imagens orbitais não indicou ocorrência de remanso, nas adjacências da cidade de Jataizinho – PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vitor Barbosa Sousa, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como professor colaborador do Depto. de Geociências da Universidade Estadual de Londrina.

Mirian Vizintim Fernandes Barros, Universidade Estadual de Londrina

Dra. em Geografia Física,  associada ao Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina.

Osvaldo Coelho Pereira Neto, Universidade Estadual de Londrina

Dr. em Agronomia,  associado ao Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

Sousa, R. V. B., Barros, M. V. F., & Pereira Neto, O. C. (2013). CÁLCULO DA ÁREA DO ESPELHO D’ÁGUA, NO CURSO INFERIOR DO RIO TIBAGI, ATRAVÉS DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE BANDAS: SUBSÍDIO AO ENTENDIMENTO DAS CAUSAS RESPONSÁVEIS PELA OCORRÊNCIA DE INUNDAÇÃO, NA CIDADE DE JATAIZINHO – PR. Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i4.320

Edição

Seção

Artigos