INFLUÊNCIA DOS FATORES GEOLÓGICOS, GEOMORFOLÓGICOS E ANTRÓPICOS DA PRODUÇÃO DE FLUXO DE BASE EM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NA APA CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, OURO PRETO (MG) / The influence of geologycal, geomorfologycal and anthropogenic factors on the baseflow yield of mountain catchments at APA Cachoeira das Andorinhas, Ouro Preto (MG)

Josefa Clara Monteiro, Luís de Almeida Prado Bacellar

Resumo


Neste trabalho objetivou-se estabelecer a influência da geologia, geomorfologia e uso e ocupação do solo no potencial hídrico de pequenas bacias hidrográficas situadas na Área de Proteção Ambiental Estadual da Cachoeira das Andorinhas (APA/CA). Foram selecionados três pares de bacias, cada par com condições geológicas e geomorfológicas semelhantes, mas com graus distintos de interferência antrópica. Utilizando-se dados de chuva e vazão, obtidos durante um ano hidrológico, estabeleceram-se os regimes pluviométricos e fluviométricos e determinaram-se alguns parâmetros hidrológicos, como o fluxo de base pela técnica smoothed mínima e o coeficiente de recessão (α) pela técnica matching strip. A análise conjugada destes parâmetros, de índices morfométricos e de dados físico-químicos das águas indicam que as bacias em áreas de relevo mais suave tendem a apresentar menores coeficientes de recessão e maiores volumes de fluxo de base. Portanto, nestas áreas o potencial hídrico é maior, já que a vazão das drenagens se mantém por mais tempo na estação seca. O relevo mais suave, com solo mais espesso e maior tempo de trânsito das águas subterrâneas, também justificam as águas mais redutoras e com maiores condutividades elétricas. Os dados também sugerem que as bacias da área com maiores proporções de florestas tendem a apresentar menores fluxos de base por conta das maiores taxas de evapotranspiração. Os métodos aplicados se mostraram adequados para caracterizar o regime hídrico de pequenas bacias hidrográficas e podem ser importantes para a gestão de recursos hídricos.


Palavras-chave


Fluxo de base; bacia hidrográficas; hidrologia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v15i2.398

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Geomorfogia ­ RBG (Rev. Bras. Geomorf. ­ Online ­ ISSN: 2236­5664) | Copyright © 2010 | Todos os direitos reservados