INFLUÊNCIA DOS FATORES GEOLÓGICOS, GEOMORFOLÓGICOS E ANTRÓPICOS DA PRODUÇÃO DE FLUXO DE BASE EM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NA APA CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, OURO PRETO (MG)

Autores

  • Josefa Clara Monteiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luís de Almeida Prado Bacellar Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v15i2.398

Palavras-chave:

Fluxo de base, bacia hidrográficas, hidrologia

Resumo

Neste trabalho objetivou-se estabelecer a influência da geologia, geomorfologia e uso e ocupação do solo no potencial hídrico de pequenas bacias hidrográficas situadas na Área de Proteção Ambiental Estadual da Cachoeira das Andorinhas (APA/CA). Foram selecionados três pares de bacias, cada par com condições geológicas e geomorfológicas semelhantes, mas com graus distintos de interferência antrópica. Utilizando-se dados de chuva e vazão, obtidos durante um ano hidrológico, estabeleceram-se os regimes pluviométricos e fluviométricos e determinaram-se alguns parâmetros hidrológicos, como o fluxo de base pela técnica smoothed mínima e o coeficiente de recessão (α) pela técnica matching strip. A análise conjugada destes parâmetros, de índices morfométricos e de dados físico-químicos das águas indicam que as bacias em áreas de relevo mais suave tendem a apresentar menores coeficientes de recessão e maiores volumes de fluxo de base. Portanto, nestas áreas o potencial hídrico é maior, já que a vazão das drenagens se mantém por mais tempo na estação seca. O relevo mais suave, com solo mais espesso e maior tempo de trânsito das águas subterrâneas, também justificam as águas mais redutoras e com maiores condutividades elétricas. Os dados também sugerem que as bacias da área com maiores proporções de florestas tendem a apresentar menores fluxos de base por conta das maiores taxas de evapotranspiração. Os métodos aplicados se mostraram adequados para caracterizar o regime hídrico de pequenas bacias hidrográficas e podem ser importantes para a gestão de recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Monteiro, J. C., & de Almeida Prado Bacellar, L. (2014). INFLUÊNCIA DOS FATORES GEOLÓGICOS, GEOMORFOLÓGICOS E ANTRÓPICOS DA PRODUÇÃO DE FLUXO DE BASE EM PEQUENAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NA APA CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, OURO PRETO (MG). Revista Brasileira De Geomorfologia, 15(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v15i2.398

Edição

Seção

Artigos