PADRÕES DE LINEAMENTOS RELACIONADOS A LITOESTRUTURA E FRATURAMENTO NEOTECTÔNICO(ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, -SE DO BRASIL)

Luiza Leonardi Bricalli, Claudio Limeira Mello

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo identificar domínios de lineamentos no estado do Espírito Santo (região Sudeste do Brasil), a partir da análise de padrões de orientação e comprimento dos lineamentos e de sua distribuição, como base para investigações sobre o condicionamento morfotectônico e neotectônico da evolução geomorfológica. O estado do Espírito Santo, é geologicamente dividido em dois compartimentos contrastantes: i) embasamento pré-cambriano; e ii) depósitos sedimentares cenozóicos (Formação Barreiras e sedimentos quaternários). A base metodológica utilizada integrou a análise de domínios de lineamentos (setores do terreno identificáveis por conjuntos com padrões particulares), em escala regional. Mapas de lineamentos foram confeccionados a partir da técnica de extração manual, utilizando ferramentas de edição do ArcGisTM 9.2, sobre um Modelo Digital de Elevação (MDE) com diferentes iluminações artificiais. Com base nos mapas de lineamentos elaborados, foi possível identificar dois compartimentos fortemente contrastantes, diretamente relacionados à subdivisão geológica básica do estado do Espírito Santo: i) Compartimento do Embasamento Pré-Cambriano, a oeste, onde as direções NE-SW e N-S predominam de forma marcante; e ii) Compartimento dos Depósitos Cenozóicos, a leste, onde as direções E-W, NE-SW e NW-SE ocorrem de maneira expressiva. Os padrões de lineamentos identificados podem ser associados a conjuntos de estruturas rúpteis gerados em três regimes tectônicos deformadores distintos: transcorrência sinistral E-W (de idade possivelmente neogênica), transcorrência dextral E-W (pleistocênica a holocênica) e distensão NW-SE (holocênica), correlacionáveis a eventos anteriormente descritos no sudeste do Brasil. O fato de os padrões de fraturamento verificados no Compartimento dos Depósitos Cenozóicos apresentarem semelhanças aos encontrados no Compartimento do Embasamento Pré-cambriano sugere que os padrões de lineamentos nos domínios do embasamento possam também refletir a reativação neotectônica de estruturas preexistentes. Essa reativação pode ser atestada pela continuidade de trends estruturais que se prolongam desde os depósitos sedimentares até as rochas do embasamento, com a mesma orientação.

 


Palavras-chave


lineamentos; neotectônica;Espírito Santo (Sudeste do Brasil)

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v14i3.405

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Geomorfogia ­ RBG (Rev. Bras. Geomorf. ­ Online ­ ISSN: 2236­5664) | Copyright © 2010 | Todos os direitos reservados