ASPECTOS MORFOESTRUTURAIS DO RELEVO NA REGIÃO NORTE DA CIDADE DE MANAUS E SUAS INFLUÊNCIAS NA DINÂMICA DO AQUÍFERO ALTER DO CHÃO

Autores

  • João Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas
  • Javier Tomasella Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciai

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v14i3.430

Palavras-chave:

Feições geomorfológicas, Alinhamentos tectônicos, Fluxo subterrâneo

Resumo

A área de estudo está localizada a norte da cidade de Manaus, entre as coordenadas de 2º00’ e 3º00’ de latitude sul e 59º30’ e 60º30’ de longitude oeste, envolvendo porções dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. Essa porção territorial exibe predominantemente sedimentos da Formação Alter do Chão, de idade neocretácea, representada por materias clásticos e pelíticos que foram depositados em depressões tectônicas originadas durante a abertura do Oceano Atlântico. Atualmente esses terrenos são afetados por diversos lineamentos estruturais, com direções preferenciais NE-SW a NW-SE, a exemplo dos lineamentos Rio Preto da Eva e Rio Urubu, que condicionam as trajetórias dos respectivos rios. Esta unidade estratigráfica hospeda o sistema aquífero Alter do Chão, que é o mais importante manancial de águas subterrâneas dessa região. O trabalho consistiu de análises sobre produtos temáticos (mapas de drenagem, declividade e curvas de nível) gerados por processamento de imagens SRTM, por meio dos softwares ArcGis e Global Mapper, com apoio de referências geológicas, hidrogeológicas e geodésicas obtidas nos banco de dados da CPRM e IBGE, respectivamente. A morfologia do relevo, fortemente dissecado pela drenagem, mostra-se rigorosamente condicionada às direções dos alinhamentos estruturais, onde também se destacam outras feições importantes, como o escalonamento do relevo em níveis diferenciados, a declividade da superfície (com aclive para norte, no sentido da borda da bacia), e a assimetria das redes de drenagem, que são reflexos dos processos de basculamentos de blocos, identificadas pelo parâmetro Fator de Assimetria. As porções mais impactadas dessa região correspondem às áreas de expansão da fronteira urbana norte da cidade de Manaus, porções urbanas e periurbanas do município de Rio Preto da Eva, áreas de ocupações (comunidades rurais), áreas de transformação de floresta em pastagens e cultivos, áreas submetidas a atividades de mineração, assim como as faixas de ocupação marginais das rodovias e drenagens principais. A declividade topográfica e a geometria do pacote sedimentar da Formação Alter do Chão, que é mais espesso (230 m) no limite norte da cidade de Manaus e se adelgaça no sentido da borda norte da bacia, favorece o o fluxo migratório das águas subterrâneas, que tem sentido principal para SW, sendo influenciado pela estruturação geral. O alto grau de preservação da floresta, associado ao baixo grau de uso do solo, somado ainda ao fato de que grande parte da área está compreendida em área de proteção ambiental, favorece o processo de infiltração da água no solo e, por conseqüência, à recarga do aquífero Alter do Chão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Silva Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

Geólogo formado pela Uneversidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutor em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia/Universidade do Estado do Amazonas (INPA/UEA). Professor Adjunto da UFAM. Atua em Geofpisica Aplicada e Estudos Ambientais, com ênfase em Recursos Hídricos.

Javier Tomasella, Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciai

Pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre CCST – INPE. Graduado em Ingeniería de Recursos Hídricos (Universidad Nacional Del Litoral), mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas e doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Atualmente é tecnologista senior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto das mudanças do uso da terra sobre a resposta hidrológica de bacias em diferentes escalas espaciais, e no estudo de eventos hidrológicos extremos.

Downloads

Publicado

21-03-2014

Como Citar

Carvalho, J. S., & Tomasella, J. (2014). ASPECTOS MORFOESTRUTURAIS DO RELEVO NA REGIÃO NORTE DA CIDADE DE MANAUS E SUAS INFLUÊNCIAS NA DINÂMICA DO AQUÍFERO ALTER DO CHÃO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 14(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v14i3.430

Edição

Seção

Artigos