MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA PRAIA DO GUINCHO, CONSELHO DE CAISCAIS (PORTUGAL), BASEADO EM MÉTODO GEODÉSICO DE PRECISÃO.

Autores

  • Marcelo Soares Teles Santos UFRB
  • Venerando Eustáquio Amaro UFRN
  • Anderson Targino da Silva Ferreira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i1.524

Palavras-chave:

Linha de Costa, Modelo Digital de Elevação (MDE), Monitoramento Costeiro

Resumo

Estudos realizados na zona costeira do Conselho de Cascais, Portugal, revelaram diferenças significativas no padrão geomorfológico das praias do conselho, que, por consequência, responderão de forma diferenciada às estimativas futuras de elevação do nível médio do mar e de alterações no padrão da agitação marítima. Essas características peculiares da área de estudo apontaram a necessidade de desenvolvimento e aplicação de metodologias para modelagem e monitoramento das variações morfológicas dos setores praias como intuito de identificação de eventuais alterações anômalas ao longo do tempo e, com isso, subsidiar projetos de mitigação/recuperação desses setores para reduzir/evitar impactos ambientais. Neste trabalho foi realizado o mapeamento geomorfológico da Praia do Guincho, Conselho de Cascais, baseada em métodos geodésicos de posicionamento e altimetria de precisão, adequada para estudos de precisão de geomorfologia e dinâmica costeira, na qual Linhas de Costa (LC) e dos Modelos Digitais de Elevação (MDE) praiais são determinados a partir do posicionamento e altimetria GNSS (Global Navigation Satellite System) em relação aos referenciais geodésicos adotados oficialmente no território português. Os resultados permitiram: acurácia decimétrica do MDE, modelagem das formas morfológicas e do padrão de distribuição do relevo, classificação do estágio morfodinâmico, e extração de informações quantitativas importantes, tais como área e perímetro emersos, volume de sedimentos acima da superfície de nível médio do mar, e frequências das altitudes ortométricas. Foram apontadas características específicas da metodologia para o adequado monitoramento das alterações praias de curta duração em escala de detalhe, com aplicações em estudos relacionados com estoque, transporte e suprimento sedimentares das praias do Conselho de Cascais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Soares Teles Santos, UFRB

Graduação em Engenharia de Agrimensura

Mestrado em Geofísica

Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo

 

Venerando Eustáquio Amaro, UFRN

Graduação em Geologia

Mestre em Geologia

Doutorado em Geociências

Anderson Targino da Silva Ferreira, UFRN

Graduação em Geografia

Mestrado em Geodinâmica e Geofísica

Doutorado em Geodinâmica e Geofísica

Downloads

Publicado

31-03-2015

Como Citar

Santos, M. S. T., Amaro, V. E., & Ferreira, A. T. da S. (2015). MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA PRAIA DO GUINCHO, CONSELHO DE CAISCAIS (PORTUGAL), BASEADO EM MÉTODO GEODÉSICO DE PRECISÃO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i1.524

Edição

Seção

Nota Técnica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>