ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DA REGIÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ITACOATIARA, SILVES E ITAPIRANGA, NORDESTE DO ESTADO DO AMAZONAS.

Autores

  • Maria Mirtes Cortinhas dos Santos Universidade Federal do Amazonas -UFAM
  • Valmir da Silva Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.545

Palavras-chave:

Morfoesculturas, Controle Estrutural, Neotectônica

Resumo

O principal objetivo desse estudo foi caracterizar as feições morfoesculturais e morfoestruturais correlacionando-as com as unidades geológicas, ao longo das rodovias estaduais AM-010 e AM-363, abrangendo os municípios de Itacoatiara, Silves e Itapiranga, os quais estão inseridos nas unidades morfoestruturais do Planalto Dissecado Rio Trombetas – Rio Negro e Planície Amazônica. As feições geomorfológicas estão esculpidas sobre rochas pertencentes à Formação Alter do Chão e Novo Remanso. O Planalto Dissecado Rio Trombetas-Rio Negro comparece sob formas de platôs e colinas. As colinas apresentam topos convexos (Dc) com amplitude de até 1 km de extensão por 200 m de largura e altimetria atingindo 80m. Por outro lado, os platôs apresentam topos aplainados e conservados (Dptac), topos convexos (Dptc) e topos aplainados (Dpta), com amplitudes que variam entre 1 a 8 km de extensão com 100 a 400 metros de largura e altimetria de até 150 m. Na área restrita a Planície Amazônica, às formas de relevo mais representativas são os terraços fluviais, os paranás, as ilhas, os lagos e os “furos” que se encontram principalmente sob a ação hidrodinâmica do rio Amazonas. A análise geométrica dos elementos estruturais fotointerpretados combinados com observações de campo resultou na identificação de falhas normais em arranjo lístrico e permitiu elaborar um modelo morfoestrutural representado por um sistema de prismas escalonados os quais mergulham cerca de 25º para SW.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Mestre em Geociências pela UFAM

Valmir da Silva Souza, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Downloads

Publicado

24-04-2018

Como Citar

dos Santos, M. M. C., & Souza, V. da S. (2018). ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DA REGIÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ITACOATIARA, SILVES E ITAPIRANGA, NORDESTE DO ESTADO DO AMAZONAS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.545

Edição

Seção

Artigos