FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERIDÓ (RN/PB – BRASIL)

Autores

  • Manoel Cirício Pereira Neto
  • Ermínio Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i3.603

Palavras-chave:

ecodinâmica, fragilidade, desertificação, seridó

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Seridó, localizada entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte (Brasil), a fim de identificar áreas potencialmente instáveis. Este estudo encontra-se apoiado na abordagem metodológica da Ecodinâmica de J. Tricart (1977) e em sua proposta de operacionalização defendida por J. Ross (1994), referente às unidades ecodinâmicas de instabilidade potencial e emergente com base nos índices de dissecação do relevo ou rugosidade topográfica e adaptada para o recorte espacial pesquisado. Os resultados revelam que, em uma perspectiva quantitativa sobre a análise da referida bacia hidrográfica, estes valores podem ser traduzidos em classes de fragilidade potencial em torno dos 2.613,0 km² de fraca intensidade; 5.188,4 km² de média intensidade; e dos 2.585,5 km² de forte intensidade. No que diz respeito à fragilidade emergente, estes se aproximam dos 2.212,0 km² de fraca intensidade; 6.191,23 km² de média intensidade; e 2.062,34 km² de forte intensidade. Os dados obtidos assumem importância fundamental para o planejamento territorial e ambiental da bacia hidrográfica, uma vez que foi possível ainda observar uma intrínseca associação dos municípios componentes do núcleo de desertificação do Seridó com as áreas de forte instabilidade/fragilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Cirício Pereira Neto

Doutorando em Geografia/Universidade Federal do Ceará - UFC

Ermínio Fernandes

Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2007), estágio doutoral em geomorfologia pela Universitè de Paris VII ( Denis Diderot)/Professor do Departamento de Geografia - UFRN.

Downloads

Publicado

30-09-2015

Como Citar

Pereira Neto, M. C., & Fernandes, E. (2015). FRAGILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERIDÓ (RN/PB – BRASIL). Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i3.603

Edição

Seção

Artigos