MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DE DETALHE PARA DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DE ZONAS COSTEIRAS EM ATENDIMENTO AO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

Autores

  • Anderson Targino da Silva Ferreira Universidade Guarulhos - UnG. Programa de Mestrado Acadêmico em Análise Geoambiental – MAG.
  • Marcelo Soares Teles Santos Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Centro de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação - CFCTI.
  • Lucyanno dos Reis Fernandes Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará.
  • Maria Carolina Hernandez Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Geociências do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.671

Palavras-chave:

Altimetria GNSS, MDE, Área de Preservação Permanente.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar a metodologia para o mapeamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) de zonas costeiras em atendimento ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), adequada para escala de detalhe que exige o imóvel rural. A metodologia consistiu na geração do Modelo Digital de Elevação (MDE) da zona costeira, a partir do posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite Systems); no mapeamento das feições morfológicas costeiras, com reconhecimento in situ; e no atendimento à legislação ambiental vigente quanto às definições de APP. No controle de qualidade do MDE do estudo de caso, as discrepâncias entre as altitudes do modelo e as de referência tiveram erro médio quadrático de 0,047 m. No mapa de APP, o índice de exatidão kappa com valor de 83% indicou que a probabilidade das categorias mapeadas (40% de APP e 60% passível de uso) terem sido classificadas corretamente representou uma avaliação muito boa, indicando a alta sensibilidade do mapa em classificar as unidades geomorfológicas do terreno. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia empregada tem amplo potencial (acurácia, eficiência, rapidez e baixo custo) na delimitação de APP de zonas costeiras em atendimento ao CAR, onde as feições morfológicas são normalmente de pequenas dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Targino da Silva Ferreira, Universidade Guarulhos - UnG. Programa de Mestrado Acadêmico em Análise Geoambiental – MAG.

Graduado em Geografia e Doutor em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Centro de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação - CFCTI.

Graduado em Engenharia de Agrimensura (UFV) e Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo (UFRN).

Lucyanno dos Reis Fernandes, Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará.

Graduado em Ecologia (UFRN) e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará.

Maria Carolina Hernandez Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Geociências do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Graduada em Oceanografia (USP) e Mestre em Geociências (IOUSP).

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Ferreira, A. T. da S., Santos, M. S. T., Fernandes, L. dos R., & Ribeiro, M. C. H. (2016). MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DE DETALHE PARA DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DE ZONAS COSTEIRAS EM ATENDIMENTO AO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR). Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.671

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)