ANÁLISE MORFOESTRUTURAL E NEOTECTÔNICA NA PORÇÃO NORTE DA BACIA PARAÍBA (PB) / Morphostructural analysis and neotectonics in Northern Paraíba basin (PB)

Fabio Correa Alves, Dilce de Fátima Rossetti

Resumo


É crescente o número de publicações demonstrando influência de atividades tectônicas cenozóicas na região Nordeste do Brasil, apesar de sua localização na margem passiva da placa Sulamericana. Tal influência tem sido sugerida por características morfoestruturais derivadas do relevo e dos sistemas de drenagem. Porém, faltam ainda estudos detalhados que possam demonstrar a presença de estruturas tectônicas em várias áreas dessa bacia. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência tectônica nos elementos da paisagem da porção norte da Bacia Paraíba (PB) a partir da caracterização morfoestrutural com base em dados de sensoriamento remoto. Para isso, utilizou-se dados derivados do modelo digital de elevação (MDE) da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) e variáveis geomorfométricas derivadas desse produto, além de imagens do sensor Phased Array type L-band Synthetic Aperture Radar (PALSAR) a bordo do Advanced Land Observing Satellite (ALOS). Inúmeras anomalias morfoestruturais foram registradas em todas as três bacias analisadas, incluindo principalmente: padrões de drenagem anômalos, como o treliça e subtipos associados; inflexões abruptas de canais formando ângulos ortogonais; meandros isolados e comprimidos; e lineamentos morfoestruturais com orientação compatível com estruturas tectônicas regionais do nordeste brasileiro. A análise conjunta dos elementos morfoestruturais das bacias de drenagem pesquisadas permitiu reunir evidências em suporte a deformações tectônicas na área de estudo. Essas se manifestaram até mesmo no Pleistoceno Tardio e são devidas à reativação de esforços distensivos e compressivos, como atestado pela boa correspondência dos lineamentos morfoestruturais da cobertura sedimentar com aqueles do embasamento cristalino pré-cambriano.

Palavras-chave


Anomalias de drenagem; deformação tectônica; Bacia Paraíba;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v16i4.710

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Geomorfogia ­ RBG (Rev. Bras. Geomorf. ­ Online ­ ISSN: 2236­5664) | Copyright © 2010 | Todos os direitos reservados