PRAIAS DA BAÍA DE GUANABARA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Maria Augusta Martins da Silva Professora Associada do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346.
  • André Luiz Carvalho da Silva Professor Adjunto do Dept. de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Carla Luiza dos Santos Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pelo Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346.
  • Carolina Pereira Silvestre Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346.
  • Raphael Viana Marinho Antonio Graduando do Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Ana Beatriz Coelho da Cunha Graduando do Departamento de Geografia da FFP-UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Jaciele da Costa Abreu Gralato Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geogradia da FFP-UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.
  • Renata Domingues de Souza Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pelo Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº - Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói – RJ, CEP: 24210-346.

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i2.839

Palavras-chave:

Ambiente praial, geomorfologia, Baía de Guanabara/RJ

Resumo

A geomorfologia e granulometria das areias de 29 praias da Baía de Guanabara (estado do Rio de Janeiro) são aqui apresentadas para a caracterização da dinâmica praial e estabilidade sob as condições atuais do nível do mar e clima. Em um ambiente com ondas de baixa energia e de micromaré, a morfologia das praias reflete a energia das ressacas e a localização das praias em relação a entrada dessas ondas na Baía de Guanabara e como estas vão se modificando em função da batimetria e geomorfologia da baía até alcançarem as praias. Assim, que praias como a de Icaraí (Niterói) e do Flamengo (Rio de Janeiro) apresentam variações sazonais expressivas dos seus perfis topográficos e mudanças na granulometria da areia. As demais praias apresentam variações morfológicas moderadas (como Boa Viagem, Flechas e São Francisco, em Niterói; praias de Fora e Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro) ou discretas (como as praias de Charitas, Adão e Eva em Niterói; Botafogo, de Dentro e Urca, no Rio de Janeiro; as praias das Ilhas do Governador e Paquetá, Magé e São Gonçalo). As praias de Icaraí, Flechas, Boa Viagem e Flamengo são também vulneráveis as ressacas, corroborado pelo registro histórico existente. As areias predominantes são as de granulometria fina e média, porém, elas podem ser mais grossas a depender da energia das ondas, da contribuição local de afloramentos ou devido à influência humana, introduzindo no ambiente material de aterros e lixo. Um número relativamente alto de praias se encontram descaracterizadas por obras e construções dentro dos limites da faixa de areia, além de estarem degradadas e mal conservadas. As praias da Baía de Guanabara se encontram em equilíbrio com as condições atuais de nível de mar e clima. Os problemas existentes se devem às mudanças causadas pelo Homem no ambiente praial e/ou no de restinga e, a ocupação inadequada desses ambientes os quais, durante as ressacas, são vulneráveis as ondas, que podem até causar destruição dessas construções públicas ou particulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Carvalho da Silva, Professor Adjunto do Dept. de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Rua Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP 24435-005.

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UERJ,SG. Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF e graduação em Geografia pela UERJ (2003). Tem experiência nas seguintes áreas: geomorfologia e geologia costeira; geologia sedimentar; evolução costeira; erosão, dinâmica e sedimentologia de praias; intemperismo de rochas ornamentais; geologia e oceanografia da Antártica.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

da Silva, M. A. M., Silva, A. L. C. da, Santos, C. L. dos, Silvestre, C. P., Antonio, R. V. M., Cunha, A. B. C. da, Gralato, J. da C. A., & Souza, R. D. de. (2016). PRAIAS DA BAÍA DE GUANABARA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i2.839

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)