Home Geomorfologia declividade
declividade PDF Print E-mail
Declividade é a relação entre o valor do desnível de altura entre dois pontos no relevo e o valor da distância horizontal entre esses pontos, ou seja,é a medida de inclinação do relevo. Pode ser expressa, geralmente, em graus, porcentagem ou tangente do ângulo de inclinação.

Clique aqui para acessar o mapa de Declividade

O mapa de declividade apresenta em graus a inclinação do terreno. No PARNASO a declividade varia de 0º a 90º, sendo a maior declividade observada nas vertentes da Serra Oceânica, onde ocorrem os paredões rochosos.

No mapa de declividade as maiores inclinações do terreno são representadas pelas cores mais escuras, que correspondem aos paredões rochosos, como o Dedo de Deus, Escalavrado, Agulha do Diabo, Cabeça de Peixe, entre outros. As declividades mais baixas apresentam uma tonalidade de cores mais claras como o planalto e fundos de vales.